Notícias

Vídeo do mês (setembro): Quarentena na janela, por Oca Escola Cultural

voltar às notícias 30 de setembro de 2020
videomesSET-01

O vídeo do mês de setembro trouxe uma atividade super especial.
Além da apresentação de vídeo do projeto Quarentena na Janela, Lucilene Silva e Danielle Bidóia, da Oca Escola Cultural (Carapicuíba, SP), conversaram conosco sobre esta linda proposta que vem sendo desenvolvida junto a crianças e adolescentes durante o período de isolamento social.
Nas palavras de Lucilene:
“Quarentena na Janela” corresponde ao olhar das crianças e adolescentes da Oca Escola Cultural através das diversas janelas pelas quais temos visto o mundo nesse momento de tantos aprendizados. Nasceu nas aulas virtuais de fotografia, quando os alunos começaram a compartilhar fotos do pôr do sol visto de diversos ângulos. Esse compartilhar de imagens seguiu acontecendo durante a quarentena e através dele os alunos foram nos contando o que viam e sentiam.
Viam um mundo que ficou preso dentro de sua própria casa. As janelas tornaram-se uma das poucas formas de olhar pra fora, de falar com o outro, de ver o mundo e as pessoas. Da janela alguns enxergaram o medo, outros o fim do mundo, a alegria de estar junto, a tristeza da solidão, o amanhecer, o anoitecer, o entardecer, o pôr do sol… O desejo do encontro gerou conversas nas janelas, onde cada um foi contando poeticamente a sua forma de olhar o mundo, de dentro.
Esse será o vídeo do mês, que foi realizado de forma coletiva, integrando o Grupo Mirim de Contadores da Oca e os educadores Lucilene Silva, Danielle Bidóia e Lúcio Rosa.

Oca Escola Cultural

A Oca Escola Cultural iniciou suas atividades em 1996  como centro irradiador de uma ação que deflagre a presença e o reconhecimento da Cultura da Infância, da Arte e da Cultura Brasileira indispensável para a formação do “ser brasileiro”, consciente de si, do outro e do seu entorno. Desde sua criação, vem catalogando histórias, brincadeiras, gestos e tradições da comunidade do entorno do patrimônio histórico, Aldeia de Carapicuíba, possibilitando o reencontro com suas raízes culturais através da Dança, Canto, Teatro, Cinema, literatura, Música, Artes Plásticas, Artes Manuais, Capoeira e Brincadeiras Tradicionais, como meio de informação e formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos desta comunidade. Suas ações acontecem a partir de quatro pilares:

  • Centro de Referência da Cultura Brasileira;
  • Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil;
  • Centro de Formação de Educadores Brincantes;
  • Núcleo de Pesquisa e Criação de Figurino e Indumentária Brasileira.