CONVIDADOS

Sofia Maul (Portugal)

voltar aos CONVIDADOS 5 de maio de 2022
WhatsApp Image 2022-05-05 at 09.25.39 (1)

Sofia Maul nasceu na Madeira numa família com muitas nacionalidades, o seu sotaque é da ilha, para onde regressou depois de vinte anos em Lisboa. Os seus contos são do mar e do ilhéu e do cais e dos viajantes que junto a ele chegaram. 

Em sua infância, ouvia as histórias de seus quatro avós, todos de origem diferente (inglês, alemão, sueco e californiano).

Criou a associação cultural os Contabandistas – um grupo de cinco contadores de histórias, todos de diferentes origens muito ativos na promoção de contadores de histórias e da narração oral como forma de arte performativa contemporânea. Organizaram em 2012 o Terra Incógnita – Festival Internacional de Contos de Lisboa, que teve 5 edições e apresentou narradores convidados nacionais e internacionais para mais de um milhar de participantes em cada edição.

Em 2016 organizou com a Associação Musical e Cultural Xarabanda o primeiro festival de narração oral da Madeira, EVA, Era uma Vez no Atlântico, integrado numa rede de festivais de narração da orla atlântica que incluem o Atlantica na Galiza, o Terra Incógnita em Lisboa, o Conto Contigo na Praia na Terceira e Rencontres de l’Imaginaire na Bretanha.

Conta histórias em bibliotecas, escolas, feiras de livros, castelos, bares, festivais, praças, campos de golfe, restaurantes, teatros, terraços, aeroportos, grutas e praias, por todo o país e no exterior em festivais internacionais.

Suas histórias vêm de perto e de longe, mas as que mais gosta de partilhar ​​são as que vêm da pequena ilha no meio do Atlântico.