Pépito Matéo
voltar aos CONVIDADOSContador, ator e formador de contadores, Pépito Matéo escreve e atua há mais de 30 anos. Graduado em teatro, tornou-se contador de histórias criadas por ele próprio, de contos adaptados livremente, ou ainda a partir de coletas de narrações, que inspiraram os espetáculos sobre hospitais “Urgences” (Pronto Socorro), “Paroles sur les prisons” (Palavras sobre as prisões) e “Dernier Rappel” (Última Chamada), sobre a morte e a velhice.
Sobre o espetáculo Urgences, a crítica afirmou: “Sozinho em cena, faz desfilar o filme de uma noite em um Pronto Socorro e tricota delicadamente o mais trivial com a poesia do sonho”. “(Matéo) …gosta de navegar na esteira da vida contemporânea (…) é um verdadeiro contador, envolvente, hábil, mas ao mesmo tempo um escritor que aborda o fato verdadeiro, a mitologia, a sociologia, o ataque direto, a defesa, a anedota, a citação e a distorção poética”.
Pépito Matéo participa de todos os grandes encontros da arte da palavra na França e na Espanha e publica artigos, obras teóricas, narrações de espetáculos e livros de contos. Também oferece oficinas de formação sobre a arte da palavra – elaboração de narrações e atuação –, conferências e encontros em torno da escrita do texto oral.
Ele também cria espetáculos originais que apresenta em teatros, centros culturais, festivais, e participa de criações com outros artistas (música e canto, circo, dança, improvisações etc.).