Narrativas e Narradores

A arte narrativa acontece em todas as culturas desde os mais remotos tempos, realizando por meio de desenhos poéticos diversos a função de configurar verbalmente conhecimentos particulares e universais dos grupos humanos.

A criação literária, oral e escrita, tem importante lugar nos processos de aprendizagem, ao apresentar universos de possibilidades de sentido, em que infinitas combinações de palavras convidam os que escutam, escrevem e lêem estórias a visitar e recontar para si mesmos, de outras maneiras, suas próprias histórias, amplicando a leitura e o conhecimento de suas relações com os outros e com os diferentes mundos em que habitam.

A proposta dessa segunda edição do evento Boca do Céu é reunir contadores de estórias e histórias, orais e escritas, estudiosos da literatura e educadores, para dizer, escutar e pensar a importância da arte narrativa na formação de crianças, jovens e adultos.

Convidados brasileiros e de outros países, apresentarão seus trabalhos em palestras, oficinas, debates, relatos de experiências e narração de contos, a partir de eixos temáticos definidos, conversando com um público que também abrange crianças e a comunidade em geral.

Então a função principal desse evento é dispor diferentes situações de contato com a arte da narração, com o intuito de propiciar a criação de termos de referência para ações educativas, culturais, sociais e estéticas que compreendam e ressaltem a importância dos campos narrativos no mundo de hoje.

Ao apresentar questões humanas de modo tão discursivo, ordenando sentidos segundo uma lógica poética que lhe é própria, a arte dos contadores de estórias e histórias, enquanto fonte de aprendizagem significativa, abre um espaço de reflexão, fruição e prática formativa, por meio de uma experiência estética.

Mais do que nunca, nesse mundo de cabeça para baixo, Novas estórias e histórias precisam ser inventadas.

 

Regina Machado
Professora da ECA-USP
Concepção e Coordenação do Encontro