Convidados 2018: Eric Chartiot (França / Brasil)
voltar às notíciasFoto: Eric Chartiot em “Espantalho”, por Max Levay
Um grande caminho foi percorrido para que Eric Chartiot, francês radicado no Brasil, chegasse onde está agora. Como ele mesmo diz: “Acho que demorei 40 anos para descobrir o que realmente queria fazer na vida” – e essa, talvez, seja apenas uma semelhança que nosso querido convidado tem com os contos de heróis que também traçam uma trajetória cheia de encanto e magia.
Quando ainda morava na Noruega, onde trabalhava para o governo francês, por volta de 1995, comprou um livro de mágica para distrair seus filhos e, como num passe de mágica, algo começou a mudar. Pouco tempo depois, estava deixando seu trabalho e escolhendo o Brasil para trilhar seu novo caminho, mais precisamente a cidade Morro Reuter, no Rio Grande do Sul.
O jeito de Eric fazer mágica não era transformar, esconder e surpreender seu público. Junto, envolvia a todos com uma história que permitia criar um ambiente ficcional onde tudo era possível.
“Mas ele era apenas um mágico!” – não para a sua amiga, Marô Barbieri, que o convidou para um encontro de contadores de histórias em Caxias do Sul-RS. A princípio não aceitou o convite, mas com a insistência da amiga, acabou indo e, para sua surpresa, descobriu lá que também poderia ser contador de histórias. Como um herói, no olho do redemoinho, descobriu também que não escolhemos as histórias, elas nos escolhem!
Surgiu O MAGICONTADOR, Eric Chartiot, que temos o grande prazer de receber e ver no nosso Encontro de 2018.
Eric estará conosco com sua oficina “A fantástica fábrica de emoções”, o espetáculo para escolas “Como num livro aberto” e em uma de nossas Roda de Contadores.