Mariana Fernandez
voltar às notíciasNasceu no bairro de Barracas, em Buenos Aires, onde começou a ler e contar histórias, desde pequena. Ainda muito jovem, viajou pelo mundo coletando historias, especialmente aquelas da tradição oral, pertencentes a diferentes culturas.
Aprendeu a arte de contar histórias com Nicia Grillo, no Brasil, na Oficina Escola de Artes Granada, em São Pedro da Serra, no interior do Rio de Janeiro.
Depois disso, foi para a Espanha, onde começou a trabalhar com a Fundación Girasol (*), uma entidade que propõe um sistema de prevenção à drogadependência, cuja metodologia baseia-se na narração de contos tradicionais.
Voltando à Argentina, continuou a atuar pela Fundación Girasol, especialmente com crianças de comunidades materialmente carentes, onde desenvolveu um projeto de prevenção a situações de risco, a partir de histórias.
Em 2013, desenhou o Manual Nacional de Prevención Escolar de Adicciones de Argentina e, em 2015, desenvolveu o programa de prevenção precoce da cidade de Buenos Aires, implementando a narração de histórias como metodologia.
Criou e coordenou programas de formação na arte de contar histórias na Espanha, no Brasil e na Argentina.
Alguns dos livros publicados por Mariana Fernandez:
El Flautista de Hamelin. Calibroscopio, 2012
El Pajaro de la Índia. Ediciones de la Tradición, 2012
El Traje Nuevo del Emperador. Calibroscopio, 2012
Cuentos en Blanco. Fundación Girasol, 2012
El Espejo Mágico. SEDRONAR, 2013
Acercando el Espejo. Guia docente para la Prevención en la escuela. SEDRONAR, 2013
Abre Mundos. Fundación Williams, 2015.
(*) Ver: girasolfundacion.es / girasol.org.br