Convidadas de 2016: Bernadette Bricout (França)
voltar às notícias
Antiga aluna da Escola Normal Superior, Bernadette Bricout é Professora Doutora Emérita de Literatura Oral no Departamento de Formação e Pesquisa em Letras, Artes e Cinema da Universidade Paris Diderot, onde leciona desde 1981 e da qual foi vice-reitora de extensão e cultura de maio de 2009 a setembro de 2015.
Também pesquisadora do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), Bernadette Bricout é uma das mais renomadas pesquisadoras em tradições orais da França, tendo diversos livros publicados nessa área, assim como em teoria literária.
Em 1997, criou o famoso seminário Amphi 21, ciclos de discussões em torno de um tema desenvolvido sob o ângulo duplo da geopolítica e da cultura realizado quatro vezes por ano. Os seminários, que abrem perspectivas sobre as grandes questões do século XXI, continuam a ser realizados, tendo sido acompanhados por mais de 13 mil pessoas no Sciences-Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris).
Bernadette Bricout publicou, entre outros, os seguintes livros: Le Savoir et la Saveur. Henri Pourrat et le trésor des contes (Gallimard, coll. « Bibliothèque des Idées »), La clé des contes (Seuil), e La mémoire de la maison (Albin Michel), sendo este último considerado como uma edição crítica da monumental coleta de contos do escritor e etnólogo Henri Pourrat (Récits et contes du Livradois). Também organizou obras coletivas como O olhar de Orfeu: mitos literários do Ocidente (Cia. das Letras) e Mémoires du siècle (Seuil).
Bernadette Bricout participa regularmente de emissões de rádio na France Inter. Antiga bolsista e laureada da Fundação Singer Polignac, foi condecorada com a insígnia de cavaleira da Legião de Honra da França.