Convidadas 2018: Mercedes Carrión (Peru / Espanha)
voltar às notícias
Mercedes Carrión nasceu em Lima, no Peru e mora hoje em Madri, na Espanha. É contadora, atriz, malabarista e mágica.
Há 25 anos, Mercedes Carrión e seu grupo, o Cuantocuento, realizam sessões de contos no Café Libertad, em Madri. Desde 1989 conta histórias em eventos mundiais e, em Madrid, há 15 anos, é responsável pela programação cultural de três bibliotecas. Foi uma das fundadoras da Associação Madrilenha de Tradição Oral (MANO) e é pioneira na organização de oficinas para contadores na Espanha.
Mercedes conta histórias para todo o tipo de público, inclusive para bebês. Para ela, os contadores são portadores de questões fundamentais da vida humana, e os contos são lugares que aliviam o peso do cotidiano. Alimentada na infância pelos contos que sua avó contava, é uma contadora que se preocupa com a perda do espaço simbólico que está ocorrendo em nosso tempo.
Mercedes, tem extensa experiência profissional e um treinamento elaborado em artes cênicas. Seu percurso na arte de narrar deu-se por meio do teatro e das artes performáticas. Em entrevista, ela mostra sua preferência por performances de auditório: “se eu penso sobre isso do ponto de vista da minha satisfação pessoal (…) que eu sempre gostei muito do espetáculo, eu adoro atuar, adoro estar no palco, gosto muito de auditórios, mas digamos que isso é de um ponto de vista muito egocêntrico, minha parte de diva (risos)…. é porque nos espaços do palco você pode fazer coisas que muitas vezes você não pode fazer em espaços menores.”
Em suas narrativas, a presença da magia é constante: “Mesclo a magia com as histórias como se fosse a realização de um sonho… um despertar suave… um abrir de olhos… e ver que as coisas que se estão contando se tornam realidade por um instante… e essa ideia me encanta, porque me encanta pensar que os sonhos podem se tornar realidade”.