Convidadas 2018: Ana Sofia Paiva (Portugal)
voltar às notícias
Nasceu em Lisboa em 1981. Atriz, narradora, cantadora e investigadora de tradição oral. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve. Desenvolve projetos que unem teatro, narração oral, música, máscaras e marionetes, dentro e fora de Portugal. Inicia a sua atividade como atriz aos 16 anos, quando integra a companhia Projeto Ficções, no Seixal. Nessa altura faz a formação para jovens na Comuna Teatro de Pesquisa em Expressão Dramática, Plástica e Musical, orientada por João Mota. Dentre os vários trabalhos como atriz destaca-se a permanência no Bica Teatro, companhia de teatro itinerante, onde integrou de Janeiro de 2005 a Março de 2007 o elenco fixo da companhia, se dedicando especialmente com projetos que envolviam crianças e idosos.
Dedica grande parte do seu tempo a fazer coleta e transcrição de contos tradicionais – e reconta-os sempre que pode. Paralelamente ao seu trabalho de atriz, dedica-se desde 2007 à narração de contos, centrando-se no conto maravilhoso e na musicalidade da performance oral. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recoletora de folclore poético e narrativo.
Possui vasta experiência contando histórias em escolas e bibliotecas de Portugal e Festivais Nacionais e Internacionais de língua espanhola e portuguesa. Desenvolve um trabalho ao nível da formação, maioritariamente direcionada para crianças e adolescentes, em Expressão Dramática e Dinâmicas de Grupo, de onde destaca os workshops ligados ao Projeto Intervir, em bairros de risco, a participação num programa de Intercâmbio Cultural em Cabo Verde e o projeto infanto-juvenil de animação sócio-educativa sobre a água. Leciona várias formações em Narração Oral e Contadores de Histórias no espaço SOU – Movimento e Arte, onde trabalha como artista residente e coordenadora da formação artística e dos projetos socioculturais.