Boca do Céu 2022
voltar às notíciasEm todas as edições do Boca do Céu sempre temos nos perguntado a respeito das origens e contextos das tradições orais brasileiras, cavoucando solos indígenas, africanos e ibéricos, sabendo do intrincado manto que formam conjuntamente na constituição do nosso povo.
Nesse ano nos propomos a distinguir marcas da lusofonia nas substâncias das nossas culturas populares, na criação de seus dizeres.
Como o espírito português se faz presente nas manifestações populares da nossa língua em suas tonalidades poéticas?
O que temos em comum e o que nos diferencia culturalmente de outros povos do mundo lusófono?
Em busca de ecos da lusofonia nas mais distintas linguagens brasileiras para melhor compreender e reconhecer territórios culturais e linguísticos que nos pertencem e assim poder criar nossas próprias vozes narradoras.
Concebemos ações que visam propor conversas convergentes ou divergentes entre autores portugueses relevantes para a compreensão do povo brasileiro e estudiosos da formação cultural do Brasil a partir das heranças de Portugal.
Entre compilações de contos tradicionais portugueses e brasileiros, entre artistas da narração atuantes no cenário lusófono e brasileiro, entre pesquisadores portugueses e brasileiros das oralidades que caracterizam Portugal e o Brasil, entre todas as pessoas que estiverem conosco nessa décima primeira edição do nosso Encontro.
Vem aí o Boca do Céu 2022!