A todas as pessoas inscritas no Edital Boca do Céu 2016
voltar às notíciasAntes de mais nada, viva a ideia da Flavia Paschoalin de fazer esse Edital!
Mais um Viva a todo mundo que dedicou uma parte do seu tempo para preparar e enviar suas histórias temperadas com alegria, desejo, intenção, bom humor, delicadeza e muitas outras coisas indizíveis semeando com essas especiarias nosso Encontro do ano que vem!
Recebemos histórias de muitos lugares do Brasil, de norte a sul e também de alguns países americanos. Curitiba foi a cidade campeã, com mais inscritos, ladeando contadores de Salvador, Feira de Santana, Rio de Janeiro, Niterói, Belém, Alter do Chão, Ouro Preto, Juazeiro, Campinas, Osasco, Recife, Fortaleza, Cotia, Indaiatuba, Brasília, Lins, Jundiaí. Gente, a lista é grande, esses foram alguns exemplos! Recebemos também inscrições de “hermanos” da Argentina, México e Colômbia, de novo, entre outros países americanos.
Espero que vocês possam imaginar a moeda de no mínimo dois lados que foi nossa escuta de todas essas histórias: primeiro a surpresa e o encantamento com a variedade de vozes, escolhas narrativas, repertórios, tendências estéticas e… Tipos de pessoas abençoadas que gostam de contar histórias!!!
Mas aí vem o outro lado. Como diz o Chico dos Bonecos, “ toda história tem um mas”…
Como fazer para selecionar apenas dez propostas? Foram etapas individuais, em duplas e coletivas, em que nos reunimos para ver os vídeos, escutar todo o material apresentado e conversarmos sobre os critérios e as impressões de cada um de nós da equipe encarregada desse – nada fácil – trabalho.
Em primeiro lugar tivemos que deixar de lado: vídeos em que o som era muito baixo, links e downloads que não abriram, repertórios que não eram da tradição oral (requisito do edital) e apresentações exclusivamente em formato de teaser.
Observamos como critério fundamental a “sinceridade e verdade” com que os contos foram narrados, embora isso possa parecer um critério subjetivo demais: observamos se ao ouvir uma pessoa contando a gente tinha vontade de seguir dentro da história ou se começávamos a pensar em outra coisa. Em resumo: se era alguém que nos levava junto, se “nos convencia” como diziam alguns da equipe. E como se dava o contato com a audiência – muitos enviaram apresentações com público.
Também observamos recursos externos utilizados – como instrumentos, objetos, cenários, roupas, canções – para ver o quanto se ajustavam à história contada ou acabavam sendo mais importantes como ação artística do que a própria narração em si.
Dentro da intenção narrativa observamos o ritmo, a melodia da voz, a respiração, a fluência dos gestos coordenados com as palavras, a simplicidade difícil de “estar dentro da história”, o compromisso com “contar uma história bem contada” antes de mais nada, seja lá o que isso quer dizer para cada pessoa.
E depois de muito suor e lágrimas e risos selecionamos 22 pessoas, sendo que para as dez primeiras já encontramos espaços na grade do Boca do Céu para suas narrações. Com relação aos 12 seguintes: até o final do ano vamos procurar espaços para o maior número possível dessas pessoas.
Pedimos a todos das duas listas que confirmem sua aceitação em participar até o dia 10 de dezembro de 2015, enviando mensagem para o e mail: contato@bocadoceu.com.br
Em seguida vamos entrar em contato com cada pessoa para detalhar: data, local, horário e DURAÇÃO de sua apresentação na semana de 14 a 21 de maio 2016
Estamos muito felizes de contar com a participação de vocês no nosso próximo Encontro e esperamos que mesmo os que não foram selecionados no Edital possam vir ao Boca do Céu 2016 para celebrarmos juntos a Arte da Palavra!!!
Agradecemos tudo que aprendemos ouvindo e conversando sobre suas apresentações
Boas festas e até maio do ano que vem!!!
Equipe Boca do Céu