Notícias

Programação: Boca do Céu no CECAPE

voltar às notícias 26 de maio de 2022
atividades CECAPE

Esse ano o Boca do Céu também vai acontecer em São Caetano do Sul!

Do dia 30 de maio a 4 de junho, teremos uma edição especial do Boca do Céu no CECAPE – Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns.

Este evento será destinado a professores e professoras da rede pública de ensino de São Caetano do Sul, além das crianças das escolas públicas da região.

Confira a programação completa:

Segunda, 30/05
19h – 21h
Aula Poética: A arte da palavra na cultura da infância
Com Lucilene Silva

Ementa: A criança quando brinca experimenta as muitas formas de fazer arte com a palavra. Inventa, reinventa, cria e transforma em brincadeira o quotidiano de ontem, de hoje,  rascunhando o amanhã. A proposta deste encontro é nos debruçarmos nas belezas desta cultura da infância repleta de poesia, literatura e música.

Terça, 31/05
19h – 21h
Uma história de boca a ouvido: um conto solto no ar 
Com Josiley Souza

Ementa: A arte de contar histórias é permeada por um intenso dinamismo, em que variantes de uma história viajam por tempos e lugares distantes. Muitas vezes, ao escutar ou ler uma narrativa de tradição oral, descobrimos que essa história já foi ouvida e contada muito antes, em um lugar distante, desde aquele tempo em que os bichos falavam. Esta aula poética tem a proposta de apresentar narrativas de tradição oral acompanhadas de reflexões e discussões acerca desse dinamismo que permeia a arte de narrar, por intermédio de abordagens sobre performances, movimentos e transmutações que envolvem a transmissão de contos de boca a ouvido desde épocas e reinos distantes.

Quarta, 01/06
19h – 21h
Carroça de Mamulengos
com Maria e Ana Gomide

Ementa: Maria é mãe da Ana. Ana é filha de Maria. As duas nasceram na carroça de mamulengos e tem de vida o mesmo tempo que tem de arte. O palco é uma extensão do próprio lar, é a escola, é o sustento, é a vida que proporciona encontros e encantos. A carroça de mamulengos é uma companhia que há 45 anos realiza trabalhos de arte e educação em todo território nacional. Fundada por Carlos Gomide e Schirley França, é formada pela famÍlia Gomide-França, oito filhos, cinco netas, noras e genros, bonecos e histórias sem fim.

Quinta, 02/06
19h – 21h

Aula poética: A narração de histórias afrobrasileiras e os legados civilizatórios africanos
com Mafuane Oliveira

Narração de histórias
com Zenaida Medina

Ementa: Mafuane Oliveira e seu “Chaveiroeiro” convidam o público para um mergulho nas águas de diferentes tradições culturais narrando contos populares e autorais. Tendo a escuta, memória e a oralidade como fio condutor a mediadora propõe as/os participantes uma reflexão a respeito do processo criativo da arte de narrar histórias na contemporaneidade, como também estimula as/os participantes à criação de práticas educacionais que integrem o universo da tradição oral, valores civilizatórios afroameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao cotidiano escolar.

Ementa: Zenaida Medina é contadora de histórias e atriz de Cabo Verde, contará histórias da tradição oral caboverdiana e de outros países da África.

Sexta, 03/06
às 10h30 e 14h

Espetáculo: Canções e estrelas
Com Cris Barulins com participação de Lívia Sales

Ementa: O trio musical composto de sanfona, muita percussão e barulinhos, trará um repertório de canções do acervo infantil brasileiro e também canções autorais e juninas, e contará com histórias de lendas africanas como: “Como surgiram as estrelas?”

Sexta, 03/06 
às 10h30 e 14h

Espetáculo: Vamos todos cirandar
Com o grupo Histórias de Brincar

Ementa: De onde veio a Ciranda? Alguns afirmam que do além mar, navegando e rodando pelo Caminho de Viseu. Outros dizem que foi o movimento do próprio mar que inspirou sua dança. E há quem diga que o nome ciranda vem de “zaranda”, peneira usada pelas mulheres beira-mar. O grupo Histórias de Brincar convida crianças e suas famílias a cantar e dançar ciranda, brincadeira que tem diversas histórias sobre sua origem.

Sábado, 04/06
9h – 11h
Aula poética: De Pedra?
com Madalena Monteiro e Regina Alfaia, participação especial de Joan Barros

Ementa: Um encontro para compartilhar algumas  possibilidades de trabalho com o conto de tradição oral na sala de aula,  formuladas a partir das pesquisas e da prática de duas educadoras.

11h – 12h
Roda de narradores brasileiros
com Regina Alfaia, Madalena Monteiro, Giba Pedroza e Paulo Federal