Quico Cadaval (Galícia/Espanha)
voltar aos CONVIDADOSQuico Cadaval é natural da Ribeira, na Galícia, Francisco Cadaval, mais conhecido como Quico Cadaval, é contador de histórias, ator, diretor, adaptador teatral e impulsionador do movimento de contadores de histórias na Galícia.
Começou na interpretação teatral no final da década de setenta no Centro Dramático Galego, e na década de oitenta fundou a sua própria companhia, “O Moucho Clerc”. Trabalhou em diferentes produções da televisão da Galícia, assim como em curtas e longa-metragens. Continua a trabalhar no audiovisual como ator e como roteirista.
Como contador de histórias, tem divulgado a narrativa galega por festivais tão importantes como o Iberoamericano de Bogotá, o FILBA de Buenos Aires e Palavras Andarilhas da Beja. Realizou na Acentral Folque, na Galícia, o espetáculo Os Contos de Joselín. Recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio da Cultura Galega, em 2011, e em 2012 o Prêmio Coruxa do Humor, do Museu do Humor de Fene.
Desde os anos noventa, realiza um espetáculo que está no meio do caminho entre a narração tradicional, a épica cênica e o cabaré literário. Um espetáculo de narração oral que ao longo dos anos vai se transformando, acomodando-se às circunstâncias ambientais, inclemências do clima, às experiências pessoais do artista e aos terrores mais íntimos do público.