Notícias

As manhãs no Boca do Céu nas Nuvens

voltar às notícias 9 de março de 2021
Carrossel_ProgramaçãoManha_1 (2)

AS MANHÃS NO BOCA DO CÉU NAS NUVENS

Entre os dias 22 e 27 de março, o encontro Boca do Céu nas Nuvens irá abordar questões sobre as ancestralidades das narrativas brasileiras, situando-as em determinados espaços culturais do país, para levantar os véus desse nosso Brasil profundo.

As nossas manhãs serão compostas por oficinas, realizadas de 9h às 11h, em que  iremos refletir sobre as Tradições orais em pesquisa no Brasil. Nesse sentido, as abordagens serão divididas nos seguintes temas: “Dos pioneiros à universidade” e “Experiências recentes de ‘Ida ao povo’”.

No dia 23 de março, Sônia Queiroz, poeta e professora associada da Faculdade de Letras da UFMG, falará sobre “As Edições da narrativa Oral no Brasil” e fará um breve panorama histórico das edições de contos orais em livro no Brasil, abordando especialmente os agentes do processo e os procedimentos de transcrição/ tradução/ transcriação da oralidade para a escrita, incluindo as possibilidades abertas pelas tecnologias desenvolvidas no século XX: a gravação sonora, o vídeo e a multimídia. 

Já no dia 24 de março, a oficina será realizada por Ivan Marques, professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo e terá como tema “Mário de Andrade, ‘o apaixonado da coisa popular’”. Esta conferência abordará as relações do escritor modernista Mário de Andrade com a cultura popular brasileira. Além de servir de base e inspiração para sua obra literária, especialmente o clássico Macunaíma, de 1928, a cultura popular também foi objeto de pesquisas pioneiras realizadas pelo escritor a partir do final da década de 1920.

No dia 25 de março, dentro dos movimentos que falam sobre a “Experiência Recente de ‘Ida ao Povo’”, Renata Amaral, formada em composição e regência, mestre e doutoranda em performance Musical pela UNESP, nos levará por uma viagem pelo Brasil através de nossas tradições populares, seus mestres, comunidades e artistas através do tema “O que lembro, tenho”. O ponto de partida desta atividade é a exibição comentada de sons e imagens do Acervo Maracá, coleção que reúne milhares de registros audiovisuais de tradições populares recolhidos desde 1991 em mais de 100 comunidades de 56 municípios, em 15 estados brasileiros.

Em nossa última manhã, dia 26 de março, teremos um encontro de três relatos de experiência: 

Receberemos  Warley Goulart, contador de histórias, artista visual e diretor do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que falará para nós sobre o tema “Arqueologia de Mim” e como as histórias são bússola tanto para um processo de autoconhecimento como de interação social, de como as histórias te lançam para dentro e para fora, ao mesmo tempo, num delicado exercício de escuta dupla da própria humanidade.

Depois receberemos a Emilie Andrade, artista, educadora e contadora de histórias, que terá como tema as “Estórias de Luiza Teresa”. Nesta fala, conheceremos Luzia Teresa que não sabia ler nem escrever, trabalhou na roça quando criança e como empregada doméstica quando crescida. Era paraibana, nascida em 1909 na cidade de Guarabira. Entre 1977 e 1983 gravou contos populares para o projeto “Jornada de Contadores de Estórias da Paraíba”, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, através do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular na época coordenado pelo professor Altimar Pimentel. Luzia narrou para a equipe da UFPB 242 contos e antes de falecer, em João Pessoa no ano de 1983, dizia que ainda tinha muitas histórias para contar. 

E para fechar receberemos a cia. Conto em Cantos, que trará o tema “Trilhar Histórias – percursos de escutas e vivências na América Latina” e contará sobre o projeto que tinha como objetivo a realização de percurso, travessia e nomadismo nas histórias vividas, ouvidas ou lidas nos caminhos que traçaram pela América Latina. Tudo isso tendo como casa uma kombi (sua Fulô). Neste bate-papo, elas irão relatar alguns trechos desta aventura, que ainda está em curso. 

Assim serão as manhãs desta edição do Boca do Céu nas Nuvens. 

Faça sua inscrição e participe conosco. 

Link para inscrição e mais detalhes sobre cada oficina: https://forms.gle/daQmrC8Rj2TUyqKe7