PRANDI. R. (2011) Contos e lendas da Amazônia. São Paulo: Cia das Letras.

Muitos são aqueles que ajudaram a registrar e transmitir um pouco da mitologia amazônica. Viajantes, exploradores, pesquisadores, amantes da cultura popular repassaram histórias que têm sido fonte de inspiração para romances, poemas e canções, entre outras manifestações artísticas que ajudaram a modelar a identidade cultural mestiça do Brasil.

Reginaldo Prandi apresenta 25 contos sobre o nascimento dos homens, dos bichos e das plantas, todos recheados de encantamento, temática recorrente da mitologia amazônica, eixo sobre o qual foi idealizado e escrito este livro. Mitos da criação do mundo físico – os rios, as estrelas, a Lua, a noite -, seguidos daqueles que falam do surgimento de plantas e animais, são complementados pelas histórias de heróis e personagens míticos característicos da região, além de duas lendas bastante recentes, que falam sobre a importância da preservação da floresta.

Em um apêndice, o autor oferece um retrato sintético e objetivo da região, fornecendo dados atualizados de seus três principais aspectos: a floresta, o rio e o homem. O autor apresenta ainda fotos de sua autoria desse universo infinito em que nasceram os contos e as lendas da Amazônia.

Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13085