Fórum – Questões do Contador de Histórias Contemporâneo

Olá, queridas e queridos,

Destinado a narradores de histórias, educadores, todos que se interessam pelo tema e queiram intercambiar experiências e conhecimentos com os demais participantes, nesta edição o fórum está de volta e acontecerá no dia 15/05, domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h na Biblioteca Mário de Andrade, com encerramento em 21/05, sábado, das 10h às 11h30 no mesmo local.

Foram destacadas quatro questões importantes para o contador de histórias contemporâneo, listadas abaixo, e a dinâmica prevê, inicialmente, a divisão em grupos de acordo com os temas de interesse. Para se inscrever, basta acessar o formulário neste link: http://goo.gl/forms/Pyb820QVpn

Sejam todos muitos bem-vindos!

Tema 1: Narração de Histórias Afro-brasileiras e Indígena: Ancestralidade, Saberes e Práticas  

Ementa: O objetivo do grupo é promover uma reflexão sobre os desafios e responsabilidades de narrar histórias de culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Compartilhar saberes e práticas que possibilitem a implementação das leis 10.639 e 11.645, que caracterizam como obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. 

Mediadora: Mafuane Oliveira

Narradora de história, idealizadora da Cia Chaveiroeiro. Arte-educadora do Núcleo de Educação Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Participou de projetos cooperação internacional na Embaixada Brasileira de São Tomé e Príncipe, na África Ocidental. Desenvolve pesquisas relacionadas a oralituras quilombolas e comunidades tradicionais.

Tema 2: Narrador de Histórias na Escola: Vivências, Descobertas e Desafios

Ementa: O encontro pretende dar voz aos contadores e  suas questões fundamentais, para uma reflexão sobre fazer-contar, ser-ouvir,  em ambiente escolar, suas intenções, possibilidades e outras situações importantes.

Certa vez  me perguntaram como e quando comecei a contar histórias… Pensei no tempo em que ouvia histórias. Dos avós, dos pais, tios. Elas vinham de outros lugares, outros tempos, outras vozes.  

Ouvir… 

Eu me lembro que primeiro contava para as bonecas, as amigas da infância e o cachorro.

Depois para o filho, as crianças da família, na escola.  

Contar…

Foi num tempo tão, tão distante! Distante do meu tempo, mas vivo!
Ouvir, contar, ler, escrever…

Sempre estive com os contos aqui dentro, confiamos um no outro.

Rita Nasser

 

Mediadora: Rita Nasser

Escritora e contadora de histórias. pós-graduada em docência do ensino superior, com extensão em psicanálise infantil. Tem seus estudos direcionados para a Literatura Infantil e Psicologia. Dedica grande parte do seu tempo à criação e pesquisa literária, narração de histórias para crianças e adultos, em escolas, livrarias, bibliotecas e outros espaços, há mais de 20 anos.

Tema 3: As diferentes áreas de atuação do contador de histórias

Ementa: O encontro tem por objetivo propor o pensar sobre a narração de histórias nos mais diferentes campos de atuação, de modo a refletir sobre as especificidades, intenções e desafios enfrentados por contadores de histórias, educadores, voluntários em ações sociais e demais profissionais, possibilitando a troca de experiências e o aprofundamento de questões inerentes a estes processos.

Mediação: Ivani Magalhães

Mestre em Educação (PUC-SP) com formação em Psicologia e Pedagogia. Atua como docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de Educação. Idealizadora e coordenadora do curso de Pós-Graduação “Linguagens da Infância” e coordenadora do Projeto “Conta Comigo!” – Núcleo de Estudos sobre a Arte de Contar Histórias. Atua como contadora de histórias com apresentações para crianças e adultos. Desenvolve projetos de formação sobre a Arte de Contar Histórias, Brinquedoteca, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade.

Tema 4: A performance de quem conta histórias: presença e escolhas estéticas do narrador. 

Ementa: Convite à elaboração coletiva e aprofundamento reflexivo de questões relativas às possibilidades (e limites?) de performance na prática narrativa, relacionadas às escolhas estéticas e ao espaço cênico de atuação do narrador de histórias.    

Mediação: Vivian Catenacci

Contadora de histórias, mestre em antropologia, com a dissertação ‘O voo dos pássaros: uma reflexão sobre o lugar do contador de histórias na contemporaneidade’. Desenvolve pesquisas, projetos de formação e vivências de brincadeiras, narração oral e mediação de leitura. Vivendo em Sorocaba, leva seus contos, cantos e brincadeiras a instituições de ensino e cultura, através do trabalho com bebês, crianças, pais e educadores.