Notícias

Convidadas de 2016: Daniella D’Andrea (Friburgo/RJ)

voltar às notícias 11 de março de 2016

Daniella D'Andrea

 

Daniella D`Andrea é atriz profissional, bailarina contemporânea formada pela Escola de Dança Angel Viana, e professora de teatro formada pela Faculdade de Artes Cênicas da UniRio. Trabalhou profissionalmente com diretores como Gilberto Gawronski, Marcio Vianna e Luis Fernando Lobo e com a coreógrafa Regina Miranda.

Foi dubladora e manipuladora de bonecos da Rede Globo, realizando o personagem “Garrafinha”, do programa “A turma da Garrafinha” (1999/2000). Participou do Projeto Cateretê nas Artes da Secretaria Municipal de Educação de Niterói dirigindo espetáculos inspirados na cultura popular com cerca de 80 jovens e crianças de comunidades carentes (2006/2008). Coordenou o programa de Prevenção do Instituto Girasol do Brasil (2002/2003), realizando oficinas de arte integrada e contadores de histórias com o foco em habilidades para a vida para jovens das escolas públicas de Nova Friburgo em situação de vulnerabilidade social.

É criadora e realizadora da CineZé Arte e Educação em parceria com o projeto CINEAD da Faculdade de Educação da UFRJ. Os filmes aí produzidos já foram exibidos em vários festivais, no programa Pequeno Cineasta do Canal Brasil (2015) e em 2012, Daniella e um grupo de três alunos e mais um professor foram até a Argentina apresentar o seu trabalho e representar o Brasil na Mostra Cinema e Participação do Festival Hacelo Corto, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente a CineZé se dedica a produzir filmes criados por crianças sobre  atividades e modos de vida de comunidades de agricultura familiar  (Projeto Sensibilização e Promoção de Práticas Sustentáveis com base na Agricultura Familiar na Região Serrana do Rio de Janeiro / Faperj, Casa dos Saberes).

Como contadora de histórias é formada pela Oficina Escola de Arte Granada (1996) sendo da equipe desde então, trabalhando como contadora de histórias e arte educadora nas colônias de férias e oficinas de criação que apoiam à escola municipal local. Foi co-criadora do grupo “Os Trovadores” de Contadores de Histórias (1997) participando de festivais nacionais e internacionais, realizando espetáculos e oficinas e o CD “O Cordeiro da Lã Dourada”. Na Granada produziu e participou do CD “A Montanha de Jade e outros contos do mundo” e foi pesquisadora de manifestações culturais de comunidades tradicionais do projeto “Vidas Paralelas” da UnB (2013/2014), fornecendo material de apoio para as oficinas de audiovisual realizadas em associações de agricultura familiar. No projeto Aprendendo Com Histórias da Escola Granada realiza oficinas de arte integrada no programa Mais Cultura nas Escolas, produzindo filmes feitos pelas crianças do povoado de São Pedro da Serra a partir da arte de contar histórias (2014/2015). Um desses filmes, “A pequena nuvem”, foi selecionado entre mais de 250 filmes para ser exibido no Festival Internacional Pequeno Cineasta (RJ,2015), e também na Mostra Geração do Festival do Rio (RJ,2015), II Mostra de Cineastas do Colégio Pedro II (RJ,2015), Mostra Cineclube é Jóia do Cine Jóia (RJ, 2015). É professora do curso “O processo criativo na arte de contar histórias”, destinado ao estudo da arte da narração de contos filosóficos. Realiza apresentações de histórias representando a Escola Granada em escolas e centros de cultura e lazer da região.